terça-feira, 28 de junho de 2011

Deixe seus cabelos à prova de qualquer problema

Soluções infalíveis para você resolver - sozinha! - os ataques de rebeldia que até mesmo os fios mais comportados do mundo têm de vez em quando


Mulher com franja lisa

Prefira uma escova redonda grande para alisar a franja
Foto: Getty Images

Falta de volume

Levante a raiz: com o cabelo seco, separe uma mecha da parte superior da cabeça. Com uma escova média ou grande, puxe-a para cima. Segure-a no alto e direcione o secador (ar frio) de baixo para cima. Repita em todas as mechas do topo da cabeça. No final, aplique fixador de jato seco.

O truque do coque: abaixe a cabeça e jogue todo cabelo para frente. Desembarace com os dedos (do couro cabeludo para as pontas). Ainda nesta posição, faça um coque na altura da testa. Levante e deixe o coque sob ação do secador (ar quente) por dois minutos. Finalize com jato de ar frio e solte as madeixas.

Fios arrepiados


Se for liso: use secador (ar frio) de cima para baixo. Se o arrepiado insistir, use reparador de pontas – espalhe bem uma gota na palma das mãos e aplique sobre os fios. “Prefira escovas/pentes com cerdas de madeira, que não aumentam a estática dos fios, principal causadora do frizz”, diz Bruno Fernandes, técnico da empresa Vis*.

Se for cacheado: nada de secador - o fio pode armar! Misture na palma da mão um pouco de creme para pentear com gotas de reparador de pontas e aplique no cabelo. “Fios não lisos precisam de certo peso para fazer sumir o arrepiado. Daí o creme", diz Bruno.

Franja desajeitada


Alisamento manual: escolha uma escova redonda grande – de um tamanho que não dá para fechar a mão em volta. Enrole a franja e dê um jato de ar frio para modelar. Outra opção: chapinha. “Antes, aplique silicone líquido que não umedeça os fios para não queimálo”, diz Nino Brazil, da Live.Life.

Lava rápido: se os fios estiverem muito oleosos, lave apenas a franja. Prenda o restante do cabelo com um coque clássico baixo (na altura da nuca). Prontinho: ao vê-la, as pessoas deduzirão que todo o cabelo - que estará preso e, por isso, disfarçado - acaba de ser limpo, como a franja.

Muito volume


Santo creme: divida as madeixas em quatro partes e aplique creme para pentear ou o leave-in com as mãos, pelo lado de dentro. “Só não funciona se aplicar o produto por cima dos fios. Aí, falta peso na parte interna da cabeleira, que arma”, explica Bruno.

Prevenir sempre ajuda: à noite, aplique silicone nos fios e faça uma trança. Na manhã seguinte, quando soltar as madeixas, elas estarão muito mais fáceis de manusear, com menos volume e nada marcadas. Essa dica vale também para fios lisos e longos. “A trança garante que os fios não amanheçam embaraçados", ressalta Bruno.

Mulher feliz com cabelo

Aplique uma pequena quantidade de reparador para evitar pontas espichadas
Foto: Getty Images

Ondulado sem forma


Valorize o natural... Jogue todo o cabelo para frente e desfie as madeixas com os dedos. Ainda nesta posição, aplique creme para pentear. Em seguida, jogue o cabelo para trás e amasse um pouco com as mãos. “Se quiser, use musse no lugar do creme, mas em menor quantidade”, explica Bruno. Para não atrair mais poluição quando sair nas ruas, tire o excesso da umidade dos fios com uma toalha.

...ou alise por um dia: com uma chapinha, ajeite os fios, deixando-os lisos. “Só não esqueça de proteger os fios com um silicone que não vá umedecer as madeixas”, diz Nino.

Oleosidade


Se não conseguir lavar: como é uma medida emergencial, você pode usar o truque de aplicar talco na raiz. Apenas tome cuidado com a quantidade:

. Coloque um pouco de talco na palma da mão.
. Aplique direto na raiz, batendo com os dedos para espalhar.
. Em seguida, use um jato frio de secador para tirar o excesso do produto.
. Certifique-se de não sair de casa com resíduos do produto na roupa! “Por questão de higiene, não use mais de uma
vez por semana. O melhor é lavar os fios”, alerta Bruno.

Pontas espichadas


“Problema mais frequente em fios com progressiva ou definitiva; o correto é cortar as pontas quando não conseguir mais dar forma a elas”, alerta o diretor da Live.Life.

Prenda e mude! Aplique uma pequena quantidade de reparador de pontas (para dar formato natural às pontas) e prenda o cabelo num coque. Então, aplique um jato de ar quente e, em seguida, mude para o ar frio. Solte os fios e pronto! “Não escove o cabelo, pois ficará com aspecto pesado”, alerta o técnico da Vis.

Enrole com a chapinha: use a chapinha como se fosse um babyliss, virando para dentro.

Fio com marcas


Madeixas lisas: use o secador rapidamente, com jato quente e frio na sequência. Use uma escova tipo raquete, de cerdas flexíveis, para pentear enquanto usa o secador.

Madeixas não lisa: o ideal é usar um umidificador de cachos. Caso não tenha o produto, misture um pouco de água com o creme para pentear - na palma da mão mesmo - e passe os dedos por entre os cachos. Em seguida, amasse-os para dar forma.

Quer prender? Use acessórios florais - estão com tudo! Coque e tranças são ótimos para desviar a atenção dos fios



Queda de cabelo: cinco dicas para evitá-la

Aprenda a acabar com a queda de cabelo, dê fim aos fios ressecados e ainda veja como acelerar o crescimento das madeixas


Destaque da Matéria

Ao usar o secador, passe antes um protetor térmico nos fios
Foto: Dreamstime

Fios lindos e saudáveis


Mantenha os fios limpos
Oleosidade e queda andam juntas: a gordura dificulta a oxigenação do couro cabeludo, enfraquecendo os fios. Segundo a dermatologista Maria Angélica Muricy Sanseverino, cabelo oleoso pede lavagem diária. Evite usar água muito quente, dormir com os fios molhados e passar condicionador ou leave-in na raiz.

Use a alimentação como aliada
Alguns nutrientes são fundamentais para um cabelo bonito e saudável. É o caso de iodo, cobre, zinco, proteínas, vitaminas A e C e ácido linoleico, alerta a nutricionista Tânia Collino. Para repô-los, consuma ervilha, amendoim, trigo integral, leite e derivados, óleos vegetais, carnes em geral, frutas cítricas e hortaliças cruas.

Proteja-se do calor
Usar protetor térmico antes de fazer escova ou chapinha também é importante para acabar com a quebra. De acordo com o cabeleireiro Eduardo Miyazaki, do Red Door Salon & Spa, o calor dos equipamentos deixa os fios ressecados e quebradiços.

Pare de fumar
A nicotina interfere na circulação do sangue, dificultando sua boa irrigação no organismo. Sem conseguir receber nutrientes e se livrar de toxinas, o corpo todo sofre e o cabelo fica fraquinho...

Fuja de frituras, doces e álcool
Assim como existem alimentos que promovem a saúde do cabelo, há aqueles que, em excesso, deixam os fios frágeis e facilitam a queda. Risque do seu cardápio diário café, frituras, alimentos muito gordurosos e açúcar refinado em excesso, além das bebidas alcoólicas. A medida garante também uma cinturinha de pilão!

3 passos que estimulam o crescimento

Destaque da Matéria

Massageie bem a raiz do cabelo na hora da lavagem
Foto: Getty Images

1. Massagem
Com as pontas dos dedos, massageie a raiz por dois minutos. Ao usar condicionador, vire a cabeça pra baixo e passe os dedos entre os fios tomando o cuidado de não espalhar o produto no couro cabeludo. Enxágue bem e repita a operação em todas as lavagens.

2. Alimentação
Coma mais nozes, cenoura, linhaça, abacaxi, vegetais e cereais.

3. Xampu
Produtos à base de cafeína, jaborandi e ginkgo biloba estimulam o crescimento capilar porque promovem a boa irrigação sanguínea. Aposte neles!




Dica IDuvidas ISugestões

julianafranciele14@gmail.com

Bjs Mil ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário